Curiosidades - Halloween o Dia das Bruxas

Curiosidades: Halloween – o Dia das Bruxas

O Halloween é uma festa de origem Irlandesa que ganhou os Estados Unidos e vem ganhando muitos países do mundo, até mesmo o Brasil. Esse evento é uma tradição que surgiu para espantar fantasmas e para também se comemorar o dia das bruxas.

O Halloween surgiu no povo celta, os quais alegavam que no dia 31 de outubro os mortos voltavam ao mundo e tentavam possuir o corpo dos vivos. São tantas as místicas e controvérsias que vamos começar primeiro pela maior delas.

 

O Hallowen e a polêmica com a Igreja Católica

Para tentar apagar o interesse da população pelo dia dos mortos, a igreja católica passou a comemorar o dia primeiro de novembro como o Dia de Todos os Santos e o dia dois de novembro acabou se tornando o Dia de Finados.

A Igreja sempre lutou contra o Halloween. Apegados nos dizeres de São Paulo: “não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares” (Ef 6,12); que também exorta: “Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar” (1Pd 5,8), ela fortemente combate a cerimônia.

A perseguição se acentua por ser uma prática pagã. O povo celta acreditava que, no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, visitar as famílias e levar as pessoas ao mundo dos mortos.  Inclusive o termo “Halloween” surge no contato da cultura celta com o Cristianismo. A origem vem da contração do termo escocês “Allhallow-eve” (véspera do Dia de Todos os Santos), que era a noite das bruxas, “Halloween”.

 

Algumas curiosidades

Existem muitas curiosidades sobre o dia das bruxas. A primeira é o porquê das bruxas possuírem relação com o dia dos mortos. Bom, a igreja católica acredita que o dia 31 de Outubro, assim como o dia 30 de Abril, são as data onde as bruxas se encontram com o diabo para fazer muitos feitiços e armar confusões.

Dizem que para encontrar uma bruxa na noite de Halloween basta vestir roupas ao avesso e andar de costas. As cores que representam a festa também possuem muito significado: o laranja representa a vitalidade e energia, o roxo representa a magia e o preto é a cor preferida de bruxas, feiticeiros e qualquer ser relacionado à magia.

Nessa data as crianças passam de casa em casa perguntando “Trick or treat?”, que significa doces ou travessuras. Quem der doces fica isento de receber uma travessura dos pequenos.

 

As abóboras do Hallowen

Sabe aquelas abóboras utilizadas na decoração? Elas também possuem uma curiosidade. Elas surgiram por causa de um homem chamado Jack. Jack bebia muito e o diabo veio pegar a sua alma. No entanto, Jack conseguiu enganar o diabo duas vezes. Mas um ano depois ele morreu de causas naturais, o céu e o inferno não o aceitaram.

Assim, o diabo ficou com pena daquela alma que ficaria vagando pelo mundo sem destino e perdida. Com isso o diabo lhe dá uma brasa para iluminar o seu caminho e Jack coloca dentro de um nabo para durar mais. Mas como nos Estados Unidos as abóboras são mais comuns que nabos, os irlandeses passaram a aderir a abóbora.

Há também a curiosidade sobre as aranhas e os gatos pretos. As aranhas dizem que são apenas espíritos de algum falecido (parente ou não) que está cuidando de você. Já os gatos alguns acreditam que são bruxas disfarçadas e outros que são apenas espíritos.

Enfim

O dia das bruxas é uma comemoração que ganha cada vez mais o mundo. No Brasil ela foi acolhida muito bem e começou a ser comemorada em cursos de idiomas (inglês) na tentativa de aproximar o aluno mais perto da cultura local. Como forma de simples diversão é algo bem vindo que anima os nossos duros dias atuais 🙂

Se você curte mistérios, veja esse postzinho nosso aqui 😉

Para entrar no clima, que tal conhecer umas bruxinhas da Ouroboros? Veja essas: Bruxas Vivem, Jack O’Lantern e Blackcat

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *