A cor dos planetas do sistema solar

Cor dos planetas do sistema solar, veja o porquê das variações.

Você já parou para pensar porque a cor dos planetas do sistema solar difere entre si? Isso acontece, pois, o tom de cada planeta depende de sua composição química e também de como ele absorve e reflete os raios do sol.

Além disso, muita gente também é doida no assunto de vida fora da terra e na possível existência de E.T’s. Isso pode fazer você querer saber se é possível uma invasão alienígena, mas é bom primeiro conhecer um pouco sobre a cor dos planetas do sistema solar (vai que o E.T. que chegue aqui seja colorido, assim ficará mais fácil falar sobre sua terra natal 🙂 ).

E antes de começar a falar sobre as cores, é legal entender que elas dependem dos componentes químicos mais predominantes nos planetas. Para conhecer um pouco das cores de cada elemento químico veja esse artigo aqui.

Agora vamos lá:

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do sol e tem uma aparência física que lembra bastante a da lua. Ele possui milhares de crateras e a sua cor é um marrom acinzentado.

Vênus

O mais quente do sistema solar, sua superfície é seca e sem vida, com intensas atividades vulcânicas. Ele possui muitas rochas acinzentadas em sua formação. E por possuir em sua atmosfera dióxido de carbono e enxofre, suas nuvens são compostas por ácido sulfúrico e por isso a sua cor tende ao amarelo e alaranjado.

Marte

Marte é também conhecido como planeta vermelho, pois possui altos níveis de dióxido de ferro em sua superfície.

Júpiter

Sendo o maior planeta do sistema solar, Júpiter tem em sua composição o hélio e hidrogênio. A sua cor é um marrom com tons em amarelo, vermelho e branco.

Saturno

Saturno é o segundo maior planeta e é muito famoso pelos seus anéis. Hélio, hidrogênio, amônia, hidrocarbonetos, vapor de água e fosfina compõem a sua atmosfera. O resultado disso é um tom marrom e amarelado.

Urano

Urano é o planeta mais gelado, possui nuvens geladas e uma atmosfera composta por hidrogênio, hélio e metano. Isso permite que a sua cor seja um azul-esverdeado.

Netuno

Sendo o menor planeta, com ventos muito fortes e com características físicas parecidas com o Urano, Netuno possui o tom de azul e verde, até porque o metano da sua atmosfera absorve as outras cores e só deixam passar essas.

Finalizando a cor dos planetas do sistema solar – Terra

O planeta Terra é azul por causa da reflexão dos raios de sol na atmosfera terrestre que é composta em sua maior parte por oxigênio e nitrogênio. Além disso, a Terra é composta por grandes oceanos, o que também contribui para o tom azul.

E aí, como esse universo é maluco e interessante né? Existem tantos mistérios por aí que não é possível nem imaginar o que nos aguarda. Como sempre falamos por aqui, tudo isso é mais uma chance para nossos artistas mostrarem o seu talento. As estampas Planetas e Planetas 2 são obras dessa inspiração!

Se você tem interesse em assuntos místicos, aprenda também sobre a lenda dos unicórnios.

19 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *